Acessibilidade

COMEMORAÇÃO DIA DO CONTROLE DA POLUIÇÃO INDUSTRIAL

sábado, 14 de agosto de 2021 1955 visualizações
Leitor de áudio
Ouvir Texto Stop

Atualmente há diversas formas de poluição como a poluição atmosférica, hídrica, do solo, sonora, visual e térmica, entre outros, cada uma possuindo seus efeitos negativos. Entretanto, uma das poluições que vem crescendo é a Poluição Industrial.

No dia 14 de agosto é celebrado o Dia do Controle da Poluição Industrial, e nesta data a Prefeitura Municipal de Muricilândia e Secretaria Municipal de Meio Ambiente se juntam para conscientizar a comunidade local sobre esse dia que visa refletir sobre os impactos que as atividades de fábricas e industrias causam no meio ambiente e na vida das pessoas.

A poluição industrial consiste em qualquer forma de poluição que tenha sua fonte imediata de atividades realizadas por indústrias. Nesse contexto, engloba todos os resíduos poluentes presentes no ar que se tornam prejudiciais à saúde humana, à fauna e à flora. Em geral, o principal responsável pela poluição industrial é a queima de combustíveis que libera gases tóxicos na atmosfera.

A má aplicação de leis para controlar a poluição é uma das grandes causas do problema. Em geral, a falta de políticas eficazes das entidades responsáveis por fiscalizar as atividades industriais também carece de rigidez. Por isso, muitas indústrias se descuidam das normas ambientais e geram poluição em grande escala.

A poluição atmosférica contribui em muito para aumentar a exposição da população a toneladas de poluentes, onde as partículas inaláveis favorecem o surgimento de doenças ao ser humano. Estima-se que viver em uma cidade com ar poluído aumenta o risco de ataque cardíaco em 75% em comparação com cidades de ar limpo.

É de grande importância a participação de todos nós, principalmente no que diz respeito à cobrança sobre o governo e órgãos fiscalizadores, para que os mesmos exijam das indústrias boletins que apresentem o índice de poluição gerado, com intuito do desenvolvimento de estudos que criem alternativas para a diminuição destes índices.

Além disso, se faz ainda mais importante o fortalecimento das relações entre empresas e ONGs para discutir este problema, criando metas que estabeleçam a quantidade de resíduos poluentes que podem ser liberados.

Portanto, a qualidade do meio ambiente depende da participação de todos, o que envolve as nossas atitudes e relações, para que possamos garantir bem-estar aos seres humanos, promovendo campanhas para combater a poluição, diminuindo os riscos ambientais e evitando com isso o aparecimento de várias doenças e cuidando da saúde no mundo.

Prefeitura Municipal de Muricilândia-TO
© 2025 Todos os direitos reservados.
Versão 14082025.320neo