Um dos dias mais representativos para o agronegócio brasileiro chegou! Estamos falando do dia do agricultor, comemorado hoje, dia 28 de julho. Diante dessa data tão importante a Prefeitura Municipal de Muricilândia junto a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Saneamento, Ecoturismo e Limpeza Pública homenageia todos os agricultores do país, estado e principalmente do município de Muricilândia.
A arte de cultivar a terra, esta é a tarefa do agricultor que leva além fronteiras os frutos que alimentam e movem a nação. O trabalho do agricultor é de suma importância para o desenvolvimento da economia brasileira e também para a população mundial. O feijão, arroz, o leite e o pão, o óleo de cozinha, a roupa feita de algodão, o combustível que move o maquinário, tudo é agricultura e passa pelas mãos de homens e mulheres do campo.
Por esse motivo, a homenagem aos agricultores, além de justa, é necessária, pois faz referência a um dos mais relevantes serviços prestados para a sociedade. A importância do agricultor vai muito além de colocar um alimento em sua mesa. Além de produzir alimentos, o agricultor é responsável por produzir matéria-prima para inúmeros insumos que você consome no dia a dia, como o papel, a borracha e o lápis.
A agricultura não deve se basear apenas na produção de alimentos e matérias primas, é de suma importância que seja levado em consideração os impactos que o desenvolvimento dessa atividade pode ocasionar no meio ambiente. Por isso, é imprescindível que você agricultor busque adotar práticas sustentáveis durante o desenvolvimento de suas atividades.
A agricultura sustentável busca o equilíbrio entre a natureza e a produção, utilizando soluções inteligentes para isso. Entre as práticas que podem ser adotadas para alcançar esse objetivo, estão a redução do uso de pesticidas, fertilizantes e adubos químicos, ou a troca deles por soluções mais naturais, uso econômico da água, adotando a reutilização, por exemplo, busca por fontes limpas de energia e etc.
Os benefícios vão desde a proteção ao meio ambiente e, até mesmo, à sua cadeia de produção, até economia e aumento do valor do produto. Dependendo das práticas utilizadas, você conseguirá melhorar a qualidade do solo, diversificar a lavoura e a biodiversidade no local.
Há, ainda, soluções que envolvem: recuperação de áreas degradadas para pastagem; uso renovável e fontes de energia limpa (biomassa, etanol, biodiesel etc.) no agronegócio; manejo adequado de florestas e de biodiversidade; sistemas que integram a floresta à lavoura e à pecuária; reciclagem de resíduos sólidos; destinação correta de efluentes, entre outras.