Ouvir Texto Stop

A Prefeitura Municipal por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente comemora o Dia Mundial da Água, que acontece no dia 22 de março, e anuncia algumas informações importantes sobre esse dia tão especial para toda a população, pois são necessárias algumas mudanças nos hábitos do dia a dia das pessoas para que este recurso possa existir para as futuras gerações.

A data

No dia 22/03 é comemorado o Dia Mundial da Água, que surgiu na Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento de 1992 e passou a ser comemorado desde então. Tem como objetivo principal colocar em discussão assuntos importantes relacionados com esse recurso natural.

A escolha de um dia dedicado a esse recurso renovável do planeta, enfatiza sua grande importância na vida das pessoas e no equilíbrio dos ecossistemas, e a sua falta é uma ameaça, uma vez que a água é fonte de vida e estamos tão habituados à presença dela que só realmente dar-se o devido valor de sua importância quando ocorre a escassez.

Sua importância

A água está presente em todos os aspectos da vida no planeta, desse modo, cuidar das fontes hídricas é fundamental para a nossa sobrevivência. O corpo humano, por exemplo, necessita de água para diversos processos, como a manutenção da temperatura corpórea e o transporte de substâncias. Entretanto, por maior que seja a importância da água, as pessoas continuam poluindo os rios e suas nascentes, esquecendo o quanto ela é essencial para o desenvolvimento das espécies no planeta Terra.

Cuidados que devemos ter

Na Cozinha:

• Antes de lavar os pratos e panelas, remova bem os restos de comida e jogue-os no lixo;
  • Mantenha a torneira dechada ao ensaboar as louças;
  • Deixe de molho as louças com sujeira mais pesada;
  • Só ligue a máquina de lavar louça quando estiver cheia;
  • No Jardim, Calçada e Quintal;
  • Evite lavar o carro durante a estiagem, se necessário use um balde e pano, nunca a mangueira;
  • Não use mangueira para limpar a calçada, use uma vassoura;
  • Prefira o uso do regador ao da mangueira para regar as plantas;
  • Evite usar copos descartáveis, mesmo os recicláveis. Tanto a produção quanto a reciclagem deste material demandam o consumo de muitos litros de água. Prefira ter sempre em mãos uma caneca (daquelas de plástico mesmo) ou uma garrafinha de água.

No Banheiro:

• Feche a torneira ao escovar os dentes e ao fazer a barba;
  • Não tome banhos demorados. Cinco minutos costumam ser o tempo suficiente para termos uma boa higienização;
  • Desligue o chuveiro na hora de se ensaboar e de passar o xampu e o condicionador, religando-o somente na hora do enxágue;
  • Mantenha a vávula de descarga do vaso sanitário sempre regulada e não use o vaso como lixeira ou cinzeiro;
  • Conserte os vazamentos o quanto antes;
  • Evite brincadeiras com a água. Troque-as por outras. Elas podem ser tão divertidas quanto às com água.

Na Torneira

• Nunca deixe a torneira pingando, sempre que necessário troque a “carrapeta”;
  • A perda por vazamento em torneira é muito grande.