Aguarde, carregando...

O prefeito Municipal de Muricilândia, Alessandro Borges assinou o Termo de Cooperação- CEPDEC, celebrado entre o estado do Tocantins, por intermédio do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Tocantins.

Dia 20/04/2021

O prefeito Municipal de Muricilândia, Alessandro Borges, no decorrer do mês de abril de 2021, assinou o Termo de Cooperação- CEPDEC, celebrado entre o estado do Tocantins, por intermédio do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Tocantins- CBMTO/Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil – CEPDEC, e a Prefeitura Municipal de Muricilândia- TO.

O termo assinado, integra esforços e promove a cooperação mútua entre as partes, para a realização da Capacitação, Treinamento, Formação e Certificação de Brigadas Florestais, para atuar na prevenção e no combate às queimadas no ano de 2021. O mesmo, possui vigência até o dia 31 de dezembro do atual ano.

Os incêndios florestais provocam a destruição de ecossistemas e o desequilíbrio ambiental da fauna e da flora. Dessa forma, torna-se necessária a discussão e adoção de medidas efetivas para evitar os danos causados pelos incêndios florestais e garantir a conservação do meio ambiente. No ano de 2020, o município apresentou um percentual de redução de focos queimadas de 27,27%%, de acordo com os dados do CBMTO e CEPDEC, o que demonstra maior importância na manutenção da Brigada Municipal.

O uso do fogo é um dos maiores desafios de gestão ambiental em várias partes do mundo.  Assim são necessários esforços e ações importantes para mobilizar a população a evitar o fogo na vegetação e identificar mecanismos e medidas para supressão do incêndio quando já existir.

Atualmente, o município de Muricilândia – TO possui o Protocolo Municipal de Prevenção e Controle do Uso do Fogo, o qual tem por finalidade firmar acordos com órgãos governamentais e não governamentais, instituições civis e instituições locais. Os membros participantes do protocolo se comprometem a contribuir com a redução de queimadas no município. Neste contexto, o Termo de Cooperação faz parte da Execução do Protocolo do Fogo e das medidas de proteção do Meio Ambiente.

Desta maneira, percebe-se a cada dia a importância da participação da prefeitura no combate ao fogo, sendo momentos como esse de grande relevância para a preservação ambiental do Município de Muricilândia- TO, sendo refletida de maneira positiva para o desenvolvimento.