Acessibilidade

PREFEITURA MUNIICIPAL DE MURICILÂNDIA TRABALHA EM PROL DA RECUPERAÇÃO DA ÁREA DO ANTIGO LIXÃO MUNICIPAL

sexta, 07 de julho de 2023 539 visualizações
PREFEITURA MUNIICIPAL DE MURICILÂNDIA TRABALHA EM PROL DA RECUPERAÇÃO DA ÁREA DO ANTIGO LIXÃO MUNICIPAL

Leitor de áudio

Compartilhe esse conteúdo

A Prefeitura Municipal de Muricilândia, se preocupando com a preservação do meio ambiente, vem trabalhando constantemente para recuperar a área do antigo lixão municipal, fazendo de Muricilândia um dos poucos municípios no estado do Tocantins a realizar este tipo de serviço. O antigo Lixão, localizado as margens da rodovia estadual da TO-222, encontra-se desativado desde 2019, quando a prefeitura passou a destinar seus resíduos sólidos de forma adequada para o Aterro Sanitário Particular Litucera Limpeza e Engenharia, localizado no município de Araguaína – TO.

Durante todo o primeiro semestre de 2023 a prefeitura deslocou seus maquinários para o local, realizando a reconformação topográfica da área, removendo espécies invasoras presentes no local e deixando o solo mais fértil e limpo para dar início ao plantio de mudas de espécies nativas, o qual está previsto a ocorrer em novembro deste ano, na época de chuva. Além disso, também foram instalados poços de monitoramento na região para controlar a qualidade da água subterrânea, visando a qualidade da mesma.

Dessa forma, o local que antigamente encontrava-se recoberto por lixo, atualmente apresenta um novo visual, apresentando-se cercado e limpo, e nos próximos anos estará todo recoberto de vegetação. Mas esse não é um trabalho exclusivo da prefeitura. Para que a recuperação da área ocorra de maneira eficaz e o local permaneça limpo, é preciso contar com o apoio de toda população local.

Cuidar da nossa cidade é um dever de TODOS! Dessa forma precisamos do apoio de todos os moradores locais para manter a área limpa e permitir a regeneração da vegetação no local. Lembramos que a prática irresponsável de jogar lixo em terrenos é considerada crime ambiental, e o responsável está sujeito a multa de acordo com a Lei Federal nº 9605/1998, pois além de estar causando danos ao meio ambiente, prejudica a saúde pública e ainda afeta negativamente a qualidade de vida nas áreas urbanas.

Faça sua parte colaborando para um meio ambiente equilibrado e ajude a denunciar o descarte de resíduos em locais indevidos.