A Prefeitura Municipal de Muricilândia, através da Secretaria de Meio Ambiente junto a Defesa Civil Municipal e em parceria com a Defesa Civil Estadual e Corpo de Bombeiros realizaram o Curso de Formação da Brigada Municipal de Muricilândia, entre os dias 08/06 a 10/06/2021.
O curso foi ministrado pelo Corpo de Bombeiros do Estado do Tocantins que se deslocou até o município para realização da capacitação que é objeto do Termo de Cooperação Técnica assinado com a Defesa Civil Estadual no mês de Abril do ano corrente.
Além do município de Muricilândia, também estavam presentes no curso municípios vizinhos como Aragominas e Santa Fé do Araguaia. Vale ressaltar que foram seguidas todas as medidas preventivas e de combate a pandemia da COVID-19.
Para realização do curso e capacitação efetiva dos brigadistas municipais foram realizadas aulas teóricas e aulas práticas. As aulas teóricas foram realizadas no Ginásio da Escola Municipal Nova Canaã, entre os dias 08/06 e 09/06, com inicio as 08:00 horas e finalizando as 18:00 horas.
Durante as aulas teóricas foram apresentadas as técnicas a serem utilizadas durante os combates a incêndios e primeiros socorros, assim como a apresentação dos Equipamentos de Proteção Individual e a importância do seu uso durante as ações a serem realizadas pelos brigadistas do município e os equipamentos que serão utilizados pela brigada para controlar as queimadas.
Seguindo a programação, no dia 10/06 foi realizada a parte prática do curso, que contou com a realização da simulação de combate a queimadas, onde os brigadistas realizaram um aceiro na zona rural do município de Muricilândia em uma propriedade rural. A realização dessas simulações é de suma importância, pois é o momento em que os brigadistas tiveram contato direto com situações realistas de primeiros socorros e combate a incêndios.
O principal objetivo do Curso de Formação da Brigada Municipal é capacitar e preparar os brigadistas do município para atuarem em situações de emergências como incêndios e primeiros socorros. Dessa forma, em qualquer ocorrência relacionada ao início de possíveis focos de incêndios, os brigadistas estarão devidamente preparados para controlar o fogo e para aplicar os primeiros socorros e encaminhar o fluxo de pessoas de maneira correta.