Aguarde, carregando...

SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E PREFEITURA MUNICIPAL DE MURICILÂNDIA COMEMORAM NESTE DIA 11 DE SETEMBRO O DIA NACIONAL DO CERRADO

Dia 11/09/2021

No dia 11 de setembro é comemorado o Dia Nacional do Cerrado, data que simboliza a luta pela conscientização e a preservação deste bioma, que é fonte de vida para o meio ambiente e para a população. Sendo assim, a Prefeitura Municipal de Muricilândia em conjunto com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente celebra esta data e apoia esta luta pelo Cerrado.

O Cerrado se estende por um pouco mais de 2 milhões de km2, que equivale a aproximadamente 22% do território nacional. Com áreas contínuas nos estados do Tocantins, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Bahia, Maranhão, Piauí, Rondônia, Paraná, São Paulo e Distrito Federal, com alguns reflexos no Amapá, Roraima e Amazonas.

Portanto, é importante destacar os recursos guardados nesse bioma, uma vez que, no Cerrado se encontram as nascentes das três maiores bacias hidrográficas da América do Sul, Amazônica/Tocantins, São Francisco e Prata. Então, além do potencial aquífero, outros aspectos evidenciam a importância da preservação de sua biodiversidade.

Essa breve resenha dos aspectos do bioma Cerrado evidencia o papel que seu ecossistema exerce na qualidade de vidas humanas e manutenção dos recursos naturais que podem interferir no desempenho do clima. Os crimes ambientais potencializam as ameaças ao bioma Cerrado.

Por meio de órgãos ambientais e unidades de conservação, o Estado desempenha ações para preservação do bioma, em parcerias com os municípios e as comunidades locais.

Além das ações realizadas pelos órgãos ambientais, é importante o investimento dos municípios com a educação ambiental, principalmente no que se diz respeito a conscientização da população, buscando transmitir o real valor do Cerrado, e assim seria possível usá-lo de maneira que evite sua degradação, um uso consciente.

Tendo em vista que as queimadas e os desmatamentos são os principais causadores da degradação do bioma, o processo de conscientização se torna ainda mais importante, pois a população consciente irá diminuir essas ações que danificam o Cerrado. E não menos importante, é denunciar quem realiza essa prática. CUIDAR DO MEIO AMBIENTE É DEVER DE TODOS.