Entre os dias 1 e 5 de junho é comemorada a Semana do Meio Ambiente que tem como objetivo incentivar a comunidade a praticar ações de proteção e preservação do meio ambiente.
Você sabia? O Cerrado detém 5% da biodiversidade do planeta, sendo considerado a savana mais rica do mundo, porém, é um dos biomas brasileiros mais ameaçados e o fogo é um dos principais causadores da destruição desse bioma.
Se você possui uma propriedade rural, provavelmente já utilizou o fogo para eliminar restos de cultura e renovar pastos, mas fique atento! Em poucos instantes, o uso incorreto do fogo pode causar grandes destruição.
Para que o fogo permaneça apenas dentro da sua área e não saia do controle, você pode utilizar o fogo de forma planejada e direcionada, limitada apenas a área no qual você deseja limpar, essa técnica é conhecida como Queimada Controlada.
O primeiro passo é obter a autorização junto ao Instituto Natureza do Tocantins – NATURATINS. De posse da autorização, você deve seguir as seguintes orientações:
Comunicar aos vizinhos o dia da queima;
Notificar os órgãos responsáveis sobre o dia e horário da queima;
Estudar as características do terreno (declividade, tamanho da área a ser queimada, teor de umidade do solo);
Fazer aceiros (devem medir no mínimo 3 m);
Verificar clima e horário (força e direção do vento, temperatura); e
Instruir e preparar o pessoal que vai fazer a queima.
Medidas simples como realizar aceiros e praticar a queima controlada podem evitar o surgimento de focos de incêndio de grandes proporções. Se você é produtor rural, faça sua parte e ajude no controle de queimadas, mas se você não for proprietário rural, participe orientando as pessoas que você conhece e que utilizam o fogo em suas propriedades. Fonte: VRP Ambiental, 2020.