Aguarde, carregando...

USO CONSCIENTE E REUSO DA ÁGUA: É UM DEVER DE TODOS

Dia 14/12/2021

Um dos mais importantes recursos naturais, a água é essencial para a sociedade e para os processos produtivos. Seja como meio de vida de várias espécies vegetais e animais, como elemento representativo de valores sociais e culturais e como fator de produção de vários bens de consumo final e intermediário. As crises de abastecimento, no Brasil e no mundo, estão levando a sociedade a compreender que a gestão da água se tornou uma prioridade global.

Embora seja um recurso naturalmente renovável, segundo dados da Agência Nacional de Águas - ANA, somente 2,5% de toda a água do planeta é doce, ou seja, a água potável é um recurso finito, e atos como a poluição e o desperdício só diminuem as suas reservas e por isso é necessário que esse recurso seja utilizado de forma consciente.

Um dos modos mais simples de reaproveitamento de água é captando a chuva por meio de telhados, calhas e terraços. Utilizar a água obtida por esse modo não exige uma grande estrutura ou análise, por ser comumente utilizada para fins não-potáveis. Os usos mais comuns, portanto, são: lavar o carro, lavar pisos e vasos sanitários. Fora da residência, seu uso pode ser em irrigação e procedimentos industriais.

Praticar o consumo consciente de água não significa deixar de usar o recurso, mas sim repensar as suas formas de uso da água, evitando desperdícios e reduzindo o consumo sempre que possível.

 Não tome banhos prolongados. Cinco minutos é tempo suficiente para uma boa higienização;

  Desligue a água enquanto escovar os dentes e fizer a barba;

  Raspe bem as panelas e pratos antes de lavar a louça. Ao fazer isso, você estará facilitando a sua limpeza e consumindo menos água;

 Conserve a descarga regulada e conserte vazamentos;

 Só ligue a máquina de lavar roupa ou use o tanque com a capacidade total. Espere juntar roupa suficiente para isto;

 Reaproveite a água da chuva para lavar o quintal e aguar as plantas, para descarga, limpeza do carro, do chão de casa, entre outras utilidades.